:: voltar ::

 
Sensibilização para a leitura nos Açores

De 7 a 15 de Maio decorre mais um conjunto de acções de promoção da leitura pelo Grupo O Contador de Histórias, nos Açores, por iniciativa da Direcção Regional da Cultura. Sessões de conto e acções de formação para pais estarão disponíveis nas ilhas de S. Miguel, Terceira e Faial, seguindo-se depois algumas iniciativas na ilha do Pico, em colaboração com o Museu do Vinho e com a autarquia de S. Roque.

Estas e outras actividades podem ser consultadas em pormenor na Agenda.

 
Novos espectáculos

Quatro novas actividades d’O Contador de Histórias estão disponíveis a partir do mês de Junho: “Massagens poéticas”, “PM/18”, “Entorno do Surrealismo” e “A tónica do Gin”.

“Massagens poéticas” é uma terapia através das palavras. Disponível para grupos até 20 pessoas permite um relaxamento a partir da audição de textos lidos num ambiente de recolhimento e calma. Mas, tal como a massagem corporal, necessita de fazer doer de vez em quando, pelo que nem todos os poemas são ditos de forma serena, alguns deixando dores imediatas que acabam por se tornar em bem-estar.

“PM/18” é um espectáculo de poesia para adultos. Percorrendo diversos autores, o recital recupera diversas obras da poesia erótica e satírica, desde os clássicos até aos mais modernos. Como é timbre d’O Contador de Histórias, o humor estará presente de forma bem vincada e surpreendente.

As duas outras propostas estão em preparação há bastante tempo e representam uma marca essencial do trabalho do Grupo. O surrealismo sempre foi uma fonte de inspiração e um recurso frequente, sobretudo na pedagogia da motivação para a leitura de poesia. “Entorno do Surrealismo” junta alguns dos mais fantásticos textos produzidos por esta corrente, pontuados por obras de alguns autores que não associados directamente a este estilo comungam métodos criativos. Alguns deles com séculos de distancia. Como é também habitual, este espectáculo contará com uma versão pedagógica para alunos do 3º ciclo e secundário.

Hilariante, corrosivo e actual são adjectivos partilhados pela poesia de Mário-Henrique Leiria e por “A tónica do Gin”, mais um espectáculo temático que se junta aos de Torga, Sophia, Pessoa e Almada Negreiros.

Uma hora de gargalhadas e estupefacção com a singularidade dos textos de Mário-Henrique Leiria em “Contos do Gin Tonic” e “Novos Contos do Gin”.

Hilariante, corrosivo e actual são adjectivos partilhados pela poesia de Mário-Henrique Leiria e por “A tónica do Gin”, mais um espectáculo temático que se junta aos de Torga, Sophia, Pessoa e Almada Negreiros. Uma hora de gargalhadas e estupefacção com a singularidade dos textos de Mário-Henrique Leiria em “Contos do Gin Tonic” e “Novos Contos do Gin”.

Para alguns apenas um momento divertido, para outros a percepção do génio deste autor que soube lutar pela liberdade de uma forma única. Os quatro novos espectáculos estão disponíveis para itinerância, podendo as entidades interessadas contactar o Grupo para agendamento. Estas acções vão passar a integrar o catálogo d’O Contador de Histórias que pode ser consultado na página das Acções.

 
 
Morada: Apartado 139
2304-909 Tomar
Telefones: 91 2568944 e 91 4961072
Correio electrónico: geral@ocontadordehistorias.com
Internet: www.ocontadordehistorias.com
Blog: historiasdocontador.blogspot.com
O Contador de Histórias
 

Está a receber esta informação porque o seu endereço de correio electrónico se encontra na base de dados d' O Contador de Histórias. Esta informação terá sido solicitada por si, por alguém amigo que a considerou relevante, ou o seu endereço está indicado em local público.
Caso a sua situação não corresponda a nenhum destes casos e/ou não pretenda receber mais informação sobre as nossas actividades, solicitamos que reenvie esta mensagem com o assunto “Remover” para o endereço: cancelar@ocontadordehistorias.com
Se recebeu esta mensagem em duplicado, por favor avise-nos para evitar que isso se repita: duplicado@ocontadordehistorias.com