:: voltar ::
 

Setembro é o mês do recomeço. Após as férias regressam os dias cada vez mais curtos e temos menos tempo para demorar o olhar no pôr-do-sol. Sobem-se as golas a caminho do Outono que não tarda a chegar, com os ouriços das castanhas a tomarem a sua cor. Época de retorno ao trabalho, às aulas, aos projectos sonhados na pacatez do Verão.

 

Iniciamos aqui um novo percurso. Nesta forma de contactar com os nossos amigos colocamos algumas novidades, procurando dar a conhecer também os nossos gostos, as nossas ideias e também aqueles de quem gostamos.

Todos os meses o nosso convidado dá a conhecer um livro e um disco da sua preferência. Em Setembro é Margarida Pinto Correia quem sugere “Só” de Jorge Palma
e “O Velho que lia romances de amor” de
Luis Sepúlveda.

Castanhas
 
No renovado site d’O Contador de Histórias na Internet pode ler e ouvir toda a conversa com a administradora executiva da Fundação do Gil, onde se fala de viagens ao Butão e Vietname, de jornalismo, teatro e de figos, entre outras coisas.
 
Recomendações
Através do site e do blog d’O Contador de Histórias vamos divulgar algumas das obras que surgem no mercado. Já disponível está a recensão de Nuno Garcia Lopes para “O meu primeiro Larousse de contos”, uma edição da Campo das Letras que reúne novas traduções de textos de Grimm e Andersen, entre outros.
 
Novas acções

O catálogo de acções do Grupo O Contador de Histórias está mais rico com alguns espectáculos e acções específicas desenvolvidas por novos colaboradores.

No seguimento do trabalho desenvolvido sobre as obras especificas de Sophia de Melo Breyner, Almada Negreiros, Miguel Torga e Fernando Pessoa, surge agora, no ano do centenário do seu nascimento, o espectáculo sobre a obra de António Gedeão “Pedra Filosofal”. Disponível está também um novo recital para adultos.

“Íntimo” é um roteiro interior pelos textos preferidos de Filipe Lopes, que interpreta a solo este espectáculo para pequenos espaços. “Neuróbica” e “Animatorium” são as propostas da psicóloga clínica Márcia Coelho que visam desenvolver competências através de exercícios e jogos onde se incluem os contos e a literatura.

Os mais pequenos podem descobrir as virtudes de uma alimentação saudável através de uma fórmula divertida. Com “A história dos Super-Vegetais”, escrita e interpretada por Maria João Fernandes, entende-se de forma simples a importância dos legumes, acompanhando as aventuras de Carla Couve, Bruno Bróculo e Cecília Cenoura.

 
De regresso aos Açores

Continuando a colaboração com a Direcção Regional de Cultura dos Açores, vão realizar-se três acções de sensibilização e aprofundamento de conhecimentos naquele arquipélago, no início do mês de Outubro.

Estas acções (Educação para a leitura – abordagem para mediadores) têm a duração de oito horas e serão desenvolvidas por Filipe Lopes nas Ilhas Terceira (3 de Outubro), S. Jorge (5 de Outubro) e Pico (7 de Outubro).

 
Palavras Andarilhas

De 21 a 23 de Setembro decorre mais uma vez na Biblioteca José Saramago em Beja mais uma edição das “Palavras Andarilhas”. Trata-se do maior encontro realizado em Portugal em torno da narração oral, reunindo dezenas de profissionais e possibilitando o debate e a aquisição de conhecimentos. Todos os dias realizam-se oficinas bem como diversas actividades paralelas.

Do cartaz deste ano merecem particular destaque as oficinas de Alain Corbel (Coisas do ilustrar) e de Oswaldo Pai (Sacando juego ao cuento), para além da experiência de Bia Quintella (Contar no hospital). Todo o programa - e demais informação - está disponível na página da Câmara Municipal de Beja.

 
Talentos

A partir de Outubro contamos com a sua colaboração para tornar ainda mais interessante a página d’O Contador de Histórias na Internet.

Todos os meses vamos publicar o melhor conto enviado, recebendo o autor um pequeno prémio e a possibilidade de vir dar a conhecer o seu talento. Leia o regulamento aqui.

 
Biblioteca do Mês

Foi aqui que tudo começou, na Biblioteca Municipal de Tomar, onde fomos encontrando os livros que nos alimentaram e usámos pela primeira vez o nome O Contador de Histórias. A Biblioteca mudou de local, cresceu, recebeu o nome do patrono António Cartaxo da Fonseca, que lhe doara um espólio literário fascinante, e é hoje um local de confluência constante, ou não estivesse estrategicamente situada numa zona de escolas, na Alameda dos Templários, frente ao antigo Liceu e ao lado da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais.

Até 15 de Setembro continuará em vigor o horário de Verão: de segunda a sexta-feira entre as 9.30 e as 13.00 horas e entre as 14.30 e as 18 horas, encerrando à hora de almoço. Ao sábado e ao domingo, a Biblioteca estará igualmente encerrada.

Biblioteca de Tomar

As actividades do mês centram-se nas crianças, com ateliês pedagógicos, de escrita criativa e de expressão plástica, além da hora do conto e de várias outras actividades.

Um destaque para o espaço Bebeteca, sempre muito solicitado, e onde os pais podem levar os mais pequeninos para um contacto precoce com a Biblioteca e actividades como “Arre, burriquito!”, na terça-feira, 5 para crianças dos 3 a 6 meses; “As tiras de papel”, na sexta-feira, 15 para crianças dos 12 aos 24 meses; “Jogos com balões”, no sábado, 23, dos 24 aos 36 meses; e “A colagem”, na sexta, 29, dos 12 aos 24 meses.

 
 
Morada: Apartado 139
2304-909 Tomar
Telefones: 91 2568944 e 91 4961072
Correio electrónico: geral@ocontadordehistorias.com
Internet: www.ocontadordehistorias.com
Blog: historiasdocontador.blogspot.com
O Contador de Histórias
 

Está a receber esta informação porque o seu endereço de correio electrónico se encontra na base de dados d' O Contador de Histórias. Esta informação terá sido solicitada por si, por alguém amigo que a considerou relevante, ou o seu endereço está indicado em local público.
Caso a sua situação não corresponda a nenhum destes casos e/ou não pretenda receber mais informação sobre as nossas actividades, solicitamos que reenvie esta mensagem com o assunto “Remover” para o endereço : cancelar@ocontadordehistorias.com
Se recebeu esta mensagem em duplicado, por favor avise-nos para evitar que isso se repita: duplicado@ocontadordehistorias.com